13/12/2023 às 07h00min - Atualizada em 13/12/2023 às 07h00min

Panela de pressão explode e destrói cozinha de igreja em Goiânia

Acidente ocorreu na cozinha de uma igreja. Voluntários usavam panela para preparar feijoada que seria vendida em uma festa

​Panela de pressão explode em Goiânia (Foto: Reprodução)

Uma panela de pressão explodiu e deixou uma pessoa ferida no último domingo (10), em Goiânia. Imagens de uma câmera de monitoramento mostram que, no momento da explosão, havia várias pessoas na cozinha.

O acidente ocorreu na cozinha de uma igreja. Na ocasião, diversos voluntários faziam uma feijoada para vender em uma festa. A explosão foi tão forte que destruiu parte do detalhado da instituição.

Um homem teve queimaduras leves no braço e se recupera bem.

O vídeo mostra que, apesar de ter várias pessoas, apenas a vítima estava mais próxima à panela de pressão que explodiu. Ele não conseguiu sair à tempo.

Como evitar explosão de panela de pressão?
O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) destaca que a primeira dica de segurança para panela de pressão é a presença do selo de conformidade do Inmetro.
Além disso, é preciso saber qual a capacidade da panela de pressão, ou seja, quantos litros ela comporta.

Outra dica é observar sempre a válvula de pressão. Uma panela cheia demais pode entupir o dispositivo e causar a explosão.

Caso a panela deixe de fazer o chiado característico é preciso desligar o fogo e fazer com que o vapor, com um garfo ou colher, escape pelo orifício projetado para essa função.
Outro sinal de problema é a liberação de vapor pela área circular onde fica localizada a borracha. Isso significa que a vedação está prejudicada e a borracha precisa ser substituída.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »