O Entorno do Distrito Federal (DF) possui cinco municípios considerados com alto risco de incidência de dengue, em 2024. Os números são da Secretaria de Estado da Saúde (SES) de Goiás, que aponta que há 5,3 mil casos de dengue confirmados nas primeiras quatro semanas do ano no estado.
Os municípios do Entorno do Distrito Federal que possuem alto risco de incidência da dengue são:
• Águas Lindas – 532
• Alexânia – 416
• Alto Paraíso – 418
• Padre Bernardo – 858
• Cocalzinho de Goiás – 1289
Os números medem o risco de a população contrair dengue e são calculados a partir da quantidade de casos a cada 100 mil habitantes.
Além disso, o Entorno do Distrito Federal também concentra o maior número de mortes em investigação do estado. No total, a pasta investiga oito mortes na região. Conforme o Mais Goiás já mostrou, somente Águas Lindas conta com quatro óbitos suspeitos.
Há mortes por dengue no Entorno em investigação também nos municípios de Padre Bernardo, Cristalina, Pirenópolis e Valparaíso de Goiás.
Ao todo 29 municípios goianos são considerados de alto risco, segundo os dados da Secretaria de Estado da Saúde, que avalia os números até a quarta semana de 2024.
O portal já mostrou que embora o país registra grande número de casos de dengue, Goiás está abaixo da média quando comparado o mesmo período dos anos anteriores.
O estado de Goiás tem 5,3 mil casos de dengue confirmados nas primeiras quatro semanas de 2024. O número é 13% menor do que registrado no mesmo período do ano passado, quando houve 6.236, e 69% a menos do que em 2022, quando a doença chegou a 17.515 registros.