Uma operação da Delegacia Estadual de Investigações Criminais (Deic) de Goiás resultou na maior apreensão de explosivos já registrada no Estado. A operação, realizada na quinta-feira (16), em uma transportadora em Goiânia, desmantelou um esquema criminoso que planejava enviar mais de uma tonelada de material explosivo para Santarém, no Pará. O material saiu de Minas Gerais.
O grupo tático CORE/GT3 da Polícia Civil, especializado em explosivos, foi acionado após a investigação revelar que a transportadora estava recebendo a mercadorias ilícita disfarçada. Ao verificar o local, os policiais encontraram 18 galões contendo mais de 900 quilos de explosivos, avaliados em mais de um milhão de reais.
Os criminosos usaram notas fiscais falsas, alegando que a carga se tratava de shampoo para carros, para tentar despistar a fiscalização. A carga foi apreendida no momento em que estava prestes a ser enviada.
Segundo o delegado responsável, o material apreendido tinha capacidade para causar uma destruição significativa, com potencial para detonar um bairro inteiro. O único suspeito preso até o momento era o intermediário da venda dos explosivos e foi autuado por manuseio irregular e posse ilegal de produtos explosivos. Ele enfrenta penas que podem somar até 8 anos de prisão.
As investigações continuam para identificar outros envolvidos no esquema criminoso.