Polícia prende suspeitos de vender histórico escolar falso para alunos de Direito em Anápolis

Equipes cumpriram dois mandados de prisão preventiva, quatro de busca e apreensão, além de outras medidas cautelares

22/05/2025 07h07 - Atualizado há 6 horas
Polícia prende suspeitos de vender histórico escolar falso para alunos de Direito em Anápolis
Polícia instiga grupo suspeito de vender falsos históricos escolares para curso de Direito em Anápolis (Foto: Polícia Civil)

A Polícia Civil de Goiás (PCGO) prendeu duas pessoas durante a operação Histórico Express, que investiga um esquema de venda e uso de históricos escolares falsos para aproveitamento irregular de disciplinas em faculdades de Direito em Anápolis. A ação foi deflagrada nesta manhã de quarta-feira (21) e cumpriu dez mandados judiciais (além das prisões preventivas, quatro buscas e apreensões e outras medidas cautelares).

Segundo o Grupo Especial de Investigações Criminais (Geic), à Rádio São Francisco, os presos foram um ex-coordenador do curso de Direito e professor universitário, e um aluno do 9º período de outra instituição. O delegado Luiz Carlos Cruz revelou que o caso começou quando uma faculdade relatou às autoridades a suspeita de estudantes utilizarem documentos forjados para validar disciplinas.

“Com uma simples mensagem no WhatsApp, o interessado conseguia comprar um histórico falso e eliminar até quatro períodos do curso de direito”, disse. O valor cobrado por disciplinas já “cursadas” em outras instituições era de aproximadamente R$ 2,5 mil. A ideia seria reduzir o curso de Direito de cinco anos (dez períodos) para três anos.

A polícia seguirá com as investigações até a completa elucidação dos fatos e a responsabilização criminal de todos os envolvidos – quem captava, vendia, comprava e até para saber se alguma instituição sabia do esquema. Conforme apurado, o esquema acontecia há mais de um ano. A PCGO informou que foram apreendidos “diversos documentos e aparelhos eletrônicos de interesse das investigações”.


  • Ir para GoogleNews
Notícias Relacionadas »