23/12/2016 às 16h05min - Atualizada em 23/12/2016 às 16h05min

Bancos de leite precisam de doação

Em 2016, 8.228 bebês foram beneficiados 628 a menos que 2015

Assessoria de Comunicação Social

Os bancos de leite do Distrito Federal precisam da ajuda de mães saudáveis, que estejam amamentando, para reforçar os estoques de leite materno. Dados oficiais revelam que a quantidade do alimento arrecadada foi menor em 2016. Até o início deste mês, foram coletados 14.743 litros, enquanto no mesmo período do ano passado foram 14.961, ou seja, 218 litros a menos. O número de doadoras também passou de 5.342 para 5.021.

 

A coordenadora dos Bancos de Leite da Secretaria de Saúde, Miriam Santos, explica que o leite é destinado às crianças que estão internadas nas unidades neonatais do Distrito Federal e não podem ser amamentados por suas mães. Neste ano, 8.228 bebês foram beneficiados e, em 2015, 8.856. Por isso, a médica reforça que, principalmente nesta época, em que os estoques tendem a cair, é preciso chamar a atenção das mães doadoras para contribuir.

 

"No final do ano sempre há queda, porque muitas doadoras viajam, recebem pessoas em suas casas e aquelas que tem outros filhos, em razão das férias escolares, acabam ficando sem tempo para contribuir. O importante é valorizar a doação como um ato que pode salvar vidas. Um pote pode alimentar até 10 bebês", observou.

 

Apesar da queda na coleta, a coordenadora esclareceu que foi possível atender toda a demanda, já que houve maior aproveitamento do leite materno recolhido. "Conseguimos maior envolvimento com as doadoras para tirar dúvidas e, com isso, orientar sobre como coletar o leite para manter a qualidade", disse.

 

COMO DOAR - Toda mãe saudável que estiver amamentando e com excesso de leite pode colaborar. Basta ligar para o telefone 160, opção 4, e agendar para que o Corpo de Bombeiros Militar busque o alimento. Outra opção criada pela Secretaria de Saúde é acessar o site do Amamenta Brasília para fazer o cadastro de doadora.

 

Confira aqui alguns cuidados para coletar o leite materno:
- Para armazenar o leite utilizar frasco de vidro com tampa de plástico
- Colocar vidros e tampas numa panela e cobri-los com água
- Ferver tudo por 15 minutos
- Deixar vidros e tampas escorrerem sobre um pano limpo até secar. Fechar o vidro sem tocar na parte interna da tampa.
- Colocar touca ou lenço para cobrir os cabelos.
- Colocar fralda ou máscara sobre o nariz e a boca.
- Lavar as mãos e braços até o cotovelo com sabão e água
- Antes de iniciar a coleta, lavar as mamas apenas com água
- Secar as mãos e as mamas com uma toalha limpa
- Evitar conversar durante a retirada do leite
- Retirar o leite quando as mamas estiverem muito cheias, antes ou depois das mamadas.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »