09/05/2018 às 06h58min - Atualizada em 09/05/2018 às 06h58min

Foragido envolvido no assassinato de criança é preso em Formosa

Jbr

Um homem que estava foragido da Casa de Prisão Provisória de Formosa, há dois anos, foi preso novamente nessa segunda-feira (07) por equipes do Grupo de Investigação de Homicídios (GIH), de Formosa (GO). Jailton Alves dos Santos, conhecido como Malão, estava envolvido no tiroteio que matou acidentalmente a pequena Echiley Vitória Lopes de Jesus, de oito anos. O crime aconteceu em outubro de 2015.

De acordo com o delegado responsável pelas investigações do crime, Vytautas Zumas, Jailton estava morando na capital da Bahia, em uma favela de Salvador, após ter fugido em abril de 2016 da prisão. “Lá, passou a cometer roubos para se sustentar. Chegou a ser preso pela polícia baiana, mas deu o nome do irmão, um nome falso. Não sei por quais motivos, mas, depois, foi posto em liberdade”, conta.

Há dez dias, ele retornou para Formosa (GO), onde passaria alguns dias. “Ficamos sabendo que estaria aqui e aproveitamos para cumprir os mandados de prisão”, explica o delegado. “Eram dois: um por tráfico de drogas, pois ele foi condenado enquanto ainda estava foragido, e o outro era para sua recaptura”, acrescenta.

Segundo Zumas, o homem não tentou fugir. “Foi pego de surpresa. Ele estava em casa, deitado na cama, mexendo no celular. Chegou a se assustar, então não teve tempo de esboçar nenhuma reação. Ninguém sabia que ele estava aqui”, finaliza o delegado do Grupo de Investigação de Homicídios.

Relembre o caso

Echiley Vitória seguia para a escola acompanhada dos dois irmãos quando foi atingida em um tiroteio no meio da rua, em outubro de 2015, no bairro Parque da Colina, em Formosa (GO). Um dos irmão de Echiley, que tinha 12 anos, foi atingido, mas sobreviveu. Já o mais velho, de 16, não sofreu ferimentos.

No dia do crime, câmeras de segurança registraram a discussão entre ocupantes de uma caminhonete e um Volkswagen Gol, que resultou no tiroteio. O delegado responsável pelo caso, Vytautas Zumas, destacou que o trabalho da perícia e a reprodução do crime foram fundamentais para o esclarecimento do crime e a dinâmica dos fatos, o que possibilitou afirmar que os tiros que atingiram as crianças partiram da arma de Fernando Martins Alves, que foi condenado há dois meses para cumprir pena de 43 anos.

Jailton Alves dos Santos dirigia o Gol e foi preso em flagrante pela Polícia Militar horas depois do crime.

Sonho de ser veterinária

Na época do crime, a avó materna Dormecina Maria Lopes deu uma entrevista ao Jornal de Brasília. Segundo a dona de casa, a neta tinha o sonho de ser veterinária e que era muito apegada a ela. “Não sei o que fazer, minha única neta não vai voltar mais”, lamentou.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »