05/03/2019 às 14h04min - Atualizada em 05/03/2019 às 14h04min

Fundo do Baú´Um pouco do ex líder Comunitário Levino Pereira

Correio de Santa Maria
LEVINO PEREIRA, 66 ANOS, ATUALMENTE MORADOR DE RIACHO FUNDO.
ESTE ERA PARA SER O DEPUTADO ELEITO DE SAMAMBAIA EM 1994. ERA O MAIOR LÍDER COMUNITÁRIO DA CIDADE E AUTOR DO PROJETO “A ESCOLA BATE EM SUA PORTA”.
 
Existia TAM bem na cidade um outro que se dizia liderança, mas, sem o trâmite que Leveino tinha no9 meio de gente grande. Então, ao perceber o bom relacionamento de Levino, se chegou a ele vendendo a ilusão de ajudá-lo.
Levino, sem maldade alguma, diz ao suposto ajudante que seria candidato a Distrital, porque tal projeto seria entregue a Secretária de Educação, EURIDES BRITO (na época), a qual lhe garantiria uma legenda e votos com Roriz a tira-colo.
Mal sabia LEVINO que tinha colocado a raposa dentro do seu galinheiro. Pois, suposto colaborador se apossou de seu projeto e, a partir desse dia virou figura carimbada no BURITI, nas agendar de Roriz pelas cidades  e na Secretaria de Educação , na época, no 6º andar do anexo BURITI, onde conseguiu uma brecha na agenda da então secretária e lhe apresentou o projeto “A ESCOLA BATE EM SUA PORTA”..

O Projeto foi tão bom e oportuno que elevou mais ainda o nome de Eurides Brito junto ao  Governo do DF. Após abraçar o projeto, Eurides estreitou a relação com o suposto ajudador de Levino, conversou com Roriz e o lançou O candidato a distrital.  Com a ajuda de Roriz e Eurides Brito o tal foi eleito com facilidade.
Levino se sentindo traído, procurou Roriz e contou toda a história, inclusive com testemunhas que ajudaram a colocar a idéia de Levino no papel. Mas, coitado, analfabeto, não teve a idéia de registrar o projeto, o que foi feito por seu suposto colaborador com a ajuda de um irmão mais velho.
 
Quem é Levino Pereira:
 
Ex-líder comunitário usa “camisa com suor de Roriz” em velório
Levino Pereira, 66 anos, era figura conhecida nas agendas do ex-governador e levou peça que ganhou de presente de Roriz.



Desde que começou o velório de Joaquim Roriz, por volta das 15h30 dessa quinta-feira (27/9), muitas pessoas levam objetos que lembram o ex-governador. É o caso de Levino Pereira, 66 anos, morador de Riacho Fundo. Ele vestiu uma camisa que, segundo ele, pertencia ao político.



Morador há 36 anos de Brasília, Levino era figura conhecida nas agendas de Roriz. Sempre estava presente e gritava frases de apoio. A camisa que ele vestia no velório, nesta sexta-feira (28), segundo contou, foi usada pelo ex-governador durante um comício em 1989, em Samambaia. Lá, o político tirou do corpo e lhe deu de presente. A peça nunca foi lavada.
Na época, Levino era líder comunitário da cidade. “Entreguei ao Roriz um buquê de rosas, um cacho de bananas e uma carta escrita que trazia uma proposta para a construção de um hospital-modelo para Samambaia. Como sou analfabeto de pai e mãe, só estudei até a quarta série, o Roriz me deu uma carta que me autorizava a trabalhar e entrar nos locais em seu nome”, disse.
Levino soube da morte do líder político de Brasília durante uma sessão de hemodiálise e fez questão de ir ao velório se despedir de Roriz. “Ele não vai morrer. A história dele será perpetuada por todas as pessoas de bem. E não por esses políticos”, disparou.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »