Sexta-feira, 24/04/26

Nova regra exige registro digital de hóspedes em hotéis do DF

Nova regra exige registro digital de hóspedes em hotéis do DF
Nova regra exige registro digital de hóspedes em hotéis do – Reprodução

A Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur-DF) alerta os meios de hospedagem sobre a obrigatoriedade do uso da Ficha Nacional de Registro de Hóspedes (FNRH) Digital, que centraliza o envio de informações dos visitantes em todo o país. Até segunda-feira (20), 37 dos 128 estabelecimentos inscritos no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur) já aderiram à plataforma.

A medida representa uma modernização respaldada pela Lei Geral do Turismo, implementada gradualmente pelo Ministério do Turismo desde novembro de 2025. Anteriormente, os dados eram enviados por meios variados, como e-mail ou fotos de fichas em papel. Agora, todas as informações devem ser encaminhadas exclusivamente pela plataforma oficial, garantindo padronização, segurança e confiabilidade.

O secretário de Turismo do DF interino, Bernardo Antunes, enfatiza a importância da ferramenta: “A FNRH Digital é um avanço essencial para o turismo brasileiro. Além de trazer mais segurança e transparência, ela permite que tenhamos dados mais precisos para o planejamento de políticas públicas. É fundamental que toda a rede hoteleira esteja atenta e regularizada para evitar penalidades”.

A fiscalização caberá ao Ministério do Turismo, podendo ser delegada a estados e municípios. Inicialmente, haverá ações de orientação e notificação, evoluindo para autuações em casos de irregularidades. Se o cadastro no Cadastur estiver vencido, o envio da FNRH será bloqueado, gerando inconformidade.

Para os hóspedes, o sistema permite pré-registro digital via link ou QR Code, com autenticação por conta Gov.br, certificado digital físico ou em nuvem. São solicitadas informações como motivo da viagem e meio de transporte. Após confirmação, o status da reserva é atualizado automaticamente.

O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Distrito Federal (ABIH-DF), Henrique Severien, avalia que a proposta é relevante para consolidar dados confiáveis, mas aponta dificuldades operacionais na integração de sistemas e na adaptação dos hóspedes ao modelo digital.

A Setur-DF reforça a necessidade de adesão imediata para evitar sanções e contribuir para a modernização do turismo local.

Com informações da Secretaria de Turismo (Setur-DF)

T LB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *