Quarta-feira, 12/08/26

Observatório Nacional transmite eclipse solar total ao vivo

Observatório Nacional transmite eclipse solar total ao vivo
Observatório Nacional transmite eclipse solar total ao vivo – Reprodução

Um eclipse solar total vai ocorrer nesta quarta-feira (12) e poderá ser visto no Hemisfério Norte, principalmente em países como Espanha e Portugal. O fenômeno não será visível no Brasil, nem mesmo de forma parcial, mas o Observatório Nacional (ON) anunciou transmissão ao vivo pelas redes sociais a partir das 12h.

O pico do eclipse está previsto para as 14h, com observação também em países como Rússia, Islândia e Groenlândia. Em outras áreas do Hemisfério Norte e no norte do continente africano, o eclipse solar será parcial.

A astrônoma do Observatório Nacional Josina Nascimento explica que, mesmo em um eclipse total, a área de visibilidade é reduzida e exige o deslocamento para um local específico. Segundo ela, a sombra da Lua percorre uma faixa de cerca de 300 quilômetros de largura sobre a Terra, o que faz com que poucas pessoas consigam acompanhar o fenômeno presencialmente.

Josina também destaca que a observação de um eclipse solar exige cuidados especiais. Só é possível olhar diretamente para o fenômeno com óculos certificados pela norma ISO 12312-2 ou com máscara de soldador número 14. Sem proteção, há risco sério para a visão, incluindo cegueira.

O Observatório Nacional fará a transmissão pelo canal no YouTube. A instituição também informa que, quando o eclipse solar é visível no Brasil, distribui gratuitamente óculos de segurança em eventos de observação e promove oficinas para demonstrar formas indiretas de acompanhar o fenômeno com materiais recicláveis.

T LB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *