Quarta-feira, 27/05/26

Blitz no DF reforça combate à violência sexual contra menores

Blitz no DF reforça combate à violência sexual contra menores
Blitz no DF reforça combate à violência sexual contra menores – Reprodução

Como parte da campanha Maio Laranja, a Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal realizou nesta quarta-feira (27) uma blitz educativa e preventiva em frente ao Centro Integrado 18 de Maio, na via W1 da 307 Sul. A mobilização ocorreu das 10h às 12h e reuniu cerca de 30 servidores do Centro 18 de Maio, integrantes do Grupo de Gestão Colegiada da Rede de Cuidado e Proteção e representantes da rede de proteção do Distrito Federal.

Durante a ação, mais de 200 veículos foram abordados. Motoristas e passageiros receberam materiais informativos com orientações sobre prevenção, identificação de sinais de violência e canais de denúncia disponíveis à população. A blitz foi organizada pelos próprios servidores do Centro 18 de Maio e contou com o apoio do Departamento de Trânsito do Distrito Federal e da Polícia Militar, responsáveis pelo suporte técnico e pelas orientações de segurança durante toda a atividade.

Entre as pessoas abordadas, a engenheira civil Jaciara Bastos, de 33 anos, elogiou a iniciativa e destacou a importância de orientar a população sobre os sinais de violência. O empresário Augusto Nobre também ressaltou a relevância da ação e defendeu a proteção de crianças como uma responsabilidade coletiva.

O secretário de Justiça e Cidadania interino, Jaime Santana, afirmou que o enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes depende do envolvimento de toda a sociedade. A subsecretária de Políticas para Crianças e Adolescentes, Maria do Socorro Lucena, destacou o papel das campanhas educativas no rompimento do silêncio e no incentivo às denúncias. Já a coordenadora do Centro 18 de Maio, Joana D’Arc Fernandes, disse que a mobilização aproxima a população dos serviços de proteção e reforça a responsabilidade compartilhada no cuidado com crianças e adolescentes.

Durante a blitz, também foram divulgados os principais canais de denúncia disponíveis à população: a Coordenação de Denúncias de Violação dos Direitos da Criança e do Adolescente, pelo Disque 125; o Disque 100, do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania; e o atendimento direto do Centro 18 de Maio, pelo telefone (61) 98314-0636.

A iniciativa integra a programação do Maio Laranja e reforça o compromisso da rede de proteção do DF no combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.

Com informações da Sejus-DF

T LB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *