A Fundação Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro, sediou nesta terça-feira (2) o lançamento da Plataforma BiblioBR, ferramenta do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP) destinada ao cadastramento e à gestão de informações das bibliotecas brasileiras.
Segundo o Ministério da Cultura (MinC), a iniciativa busca aperfeiçoar a formulação de políticas públicas de livro, leitura e bibliotecas, além de ampliar a transparência dos dados coletados. A coordenadora-geral de Leitura e Bibliotecas do MinC, Nadja Cézar, afirmou que a proposta é permitir que as bibliotecas acessem diretamente a plataforma via sistema GovBr e informem dados completos sobre esses espaços públicos.
Nadja disse que a intenção é reunir informações sobre localização, acervos, leitores e consumidores constantes de livros no país. Em um primeiro momento, a plataforma integrará bibliotecas públicas e comunitárias; depois, a previsão é incluir também as bibliotecas associadas. A primeira biblioteca cadastrada foi a Biblioteca Nacional.
De acordo com o MinC, o cadastro permitirá que as bibliotecas participem de chamadas públicas e de outras políticas promovidas pela pasta. O lançamento da plataforma também marcou a assinatura do Acordo de Cooperação Federativa entre o MinC e o governo do Rio de Janeiro, com o objetivo de fortalecer as políticas públicas de livro, leitura e bibliotecas por meio de ações conjuntas entre o sistema nacional e o sistema estadual.
A titular da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Danielle Barros, defendeu que as bibliotecas sejam espaços de acolhimento e convivência, além de leitura. Já o secretário de Formação Artística e Cultural, Livro e Leitura do MinC, Fabiano Piúba, destacou que o SNBP só faz sentido quando se articula e colabora com os sistemas estaduais.
O presidente da Fundação Biblioteca Nacional, Marco Lucchesi, afirmou que a instituição deverá encerrar o ano com mais de 100 milhões de acessos ao acervo. Segundo ele, a Biblioteca Nacional distribui livros para países como Haiti e Palestina, além de comunidades indígenas e quilombolas, e mantém relações com instituições de diferentes países e regiões, entre elas a Biblioteca do Vaticano.
A Plataforma de Cadastro do SNBP foi desenvolvida pela Coordenação do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (CGLEB) e pela Subsecretaria de Tecnologia da Informação e Inovação do Ministério da Cultura. O Acordo de Cooperação Federativa tem vigência de 30 anos e formaliza a relação e o credenciamento dos sistemas estaduais e do Distrito Federal ao SNBP.








