A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) prendeu preventivamente, nesta sexta-feira (1º/7), próximo da própria residência, na região do Novo Gama, um homem investigado pela prática de estelionato em ao menos 27 postos de combustíveis do Distrito Federal e Goiás. Com uso de diversas placas diferentes, o estelionatário abastecia o carro e fugia das bombas sem pagar. De acordo com a investigação, o prejuízo estimado é de R$ 20 mil em combustível não pago.
Segundo a 10ª Delegacia de Polícia (Lago Sul), responsável pelas investigações, o acusado também adulterava os sinais identificadores do Toyota modelo Etios branco, placa PAN0209 ─ veículo utilizado no crime ─ para tentar se evadir de eventuais investigações, iniciadas em abril deste ano. Os golpes começaram, ao menos, desde 3 de novembro do ano passado.
A estratégia utilizada para mascarar a placa do carro era substituir por identificações semelhantes à original, como: RAN-8289; PAN-0288; PAN-8289; PAN-0288; RAN-8288; RAN-0269; PAN-0200; RAN-8489.
Na decisão da 6ª Vara Criminal do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), a prática do acusado coloca em risco a ordem pública. ”A conduta de evasão, sem medir consequências, levando parte da bomba de combustível, evidentemente, demonstra a periculosidade do representado, pois coloca em risco a integridade corporal dos frentistas, demais cliente e, até mesmo, explosão do estabelecimento comercial, pondo em risco a própria incolumidade pública”, avalia.