24/04/2023 às 07h14min - Atualizada em 24/04/2023 às 07h14min

Governo de Goiás inicia projeto de esporte para crianças e adolescentes que possuam deficiência

As cidades de Inhumas, Cidade Ocidental, Silvânia, Itapaci, Rio Verde, Catalão e Valparaíso de Goiás foram selecionadas para participar do programa

O Governo de Goiás iniciou a primeira etapa de ações do Núcleo de Iniciação ao Esporte Paralímpico de Goiás (NIESPGO), cujo objetivo é incentivar o esporte para pessoas com deficiência. Os municípios Inhumas, Cidade Ocidental, Silvânia, Itapaci, Rio Verde, Catalão e Valparaíso de Goiás, foram selecionadas para participar do projeto.

A ação começou com cursos de capacitação e formação para professores por meio de profissionais que trabalham no Centro de Referência Paralímpico de Goiás na Cidade Ocidental e Inhumas. Os professores de educação física aprovados no processo seletivo da ação abordaram, durante os encontros, o ensino de modalidades paralímpicas para crianças e adolescentes, como atletismo, bocha e vôlei sentado.

Outros esportes como tênis de mesa, futebol de cegos e parabadminton, natação, goalball e basquete em cadeira de rodas também são modalidades que fazem parte do projeto. Cada município fserá responsável por desenvolver três esportes, de acordo com a procura dos atletas de cada região. Além de atletas paralímpicos, o programa também receberá crianças sem deficiência, com o intuito de promover a inclusão do paradesporto para toda a sociedade.

Após a capacitação dos professores, a segunda etapa do NIESPGO será a implantação de uma estrutura com materiais esportivos e a triagem para integrar os alunos às escolas. As aulas estão previstas para serem oferecidas no segundo semestre do ano.

Henderson Hodrigues, Secretário de Estado de Esporte e Llazer, enfatizou a importância dos núcleos para incentivar a diversidade. “Iniciativas como essa geram um retorno social de inclusão e também podem refletir no esporte de alto rendimento”, destacou.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »