04/10/2023 às 04h24min - Atualizada em 04/10/2023 às 04h24min

Aparecida: prefeito decide remanejar secretários após recados de Mendanha

O prefeito promove dança das cadeiras dias após Gustavo, por meio do Mais Goiás, ter criticado secretariado

​Vilmar Mariano (Foto: Divulgação)

O prefeito de Aparecida de Goiânia, Vilmar Mariano (MDB), decidiu promover mudanças no secretariado que devem ser anunciadas ainda esta semana. Ele já vinha avaliando as alterações há alguns dias, mas, de acordo com integrantes do núcleo próximo ao emedebista, o martelo foi batido na manhã desta terça-feira (03/10).
 
O atual secretário de Articulação Política, Marlúcio Pereira (Republicanos) irá deixar a Articulação Política e assumir a Secretaria de Habitação. Quem substituirá o ex-deputado estadual será o atual titular da Articulação Metropolitana, Carlinhos Moreira.
 
Divino Ajax que estava na Habitação, era indicação do PP de Alexandre Baldy e tinha as bençãos de Tatá Teixeira (que já esteve na Articulação Política), agora vai para a Articulação Metropolitana no lugar que antes era ocupado por Carlinhos Moreira.
 
A dança das cadeiras acontece no primeiro escalão e o trio de políticos acaba prestigiado cada um à sua maneira de acordo com o núcleo próximo a Vilmar Mariano. O prefeito decide fazer mudanças após “recados” que o ex-prefeito Gustavo Mendanha deu à imprensa. Em entrevista a imprensa, chegou a recomendar que a gestão marianista fizesse alterações. “Tem secretário que nem conhece o plano de governo que me elegeu”, destacou.
 
Nos bastidores a apuração feita é que o recado fazia referência a Marlúcio Pereira e ao secretário de Finanças, Einstein Paniago. Gustavo atribuiu ao primeiro a bomba pelo rompimento precoce do deputado federal professor Alcides Ribeiro (PL) e a antecipação de uma polarização que nos bastidores, seria desnecessária.
 
A avaliação de bastidores é que Marlúcio contribuiu com o distanciamento do ex-presidente da Câmara dos Vereadores, André Fortaleza (MDB), além das fissuras cada vez maiores entre os parlamentares e a gestão municipal. Há também dificuldades em torno de empresários e o aparecidense se aproximar da administração.

A troca também não deixa de prestigiar Marlúcio que vai para a Habitação, tida como uma pasta robusta. A avaliação do núcleo duro do prefeito é que o problema com o ex-deputado nunca foi de gestão, mas sim na articulação política. “Ele conhece Aparecida na palma da mão. O problema era sua condução política que não estava funcionando”, avalia um marianista.

Carlinhos Moreira tem a fama de ser um habilidoso articulador de chapas vitoriosas na Câmara Municipal em Aparecida e a avaliação é que ele pode ajudar Vilmar Mariano a aparar arestas e reparar fissuras que o prefeito tenha acumulado ao longo dos últimos meses. Ele também entra com a missão de ajudar a construir chapas de vereadores em todos os partidos que compõem a base aliada. Vai para o cargo com as bênçãos de Gustavo Mendanha.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »