10/04/2024 às 13h22min - Atualizada em 10/04/2024 às 13h22min

A triste realidade das estradas do setor de chácaras Araguaia

Promessa de prefeito e vereador é igual freio de carro; não merece confiança!

Foto: Entrada panorâmica da quadra 22 do Setor Araguaia

*Vital Furtado
 
Recentemente, um vereador que se diz representante do povo se pronunciou publicamente enfatizndo a sua suposta preocupação com a situação dos moradores do setor Araguaia. No entanto, com o passar dos dias sem que nada tenha sido feito, a maioria dos moradores do Araguaia questionam abertamente a sinceridade das palavras do citado Edil, argumentando que suas ações não condizem com o discurso.
 
Apesar de afirmar estar atento às necessidades da comunidade, o vereador tem sido criticado por sua falta de ação efetiva em prol dos moradores do setor Araguaia.
 
Muitos o acusam de ser apenas "da boca para fora", ou seja, de fazer promessas vazias sem realmente buscar soluções para os problemas enfrentados pela população local e, quando cobrado, diz que seu papel não é fazer obra e sim fiscalizar. Mas, o que mesmo ele tem fiscalizado até agora, uma vez que as imagens estampadas nessa matéria vão completar dois meses que lforam enviadas para um verador específico e para o secretário de governo pedindo solução para o problema?
 
Para quem não reside no setor Araguaia, pode parecer que algum vereador, já que uns três se intitulam representantes da área rual,  estejam realmente empenhados em melhorar a região, tal como anunciam em suas empolgantes e nada eloquentes  declarações. Para os moradores locais, a realidade é bem diferente. Muitos acreditam que as ações dos vereadores são apenas "conversa fiada", sem resultados concretos que beneficiem a comunidade.
 
A falta de iniciativa dos vereadores do município, tem gerado descontentamento e desconfiança por parte dos moradores, que esperam que seus representantes políticos ajam com honestidade e comprometimento. A população do setor Araguaia anseia por melhorias nas estradas, na infraestrutura urbana e nos serviços públicos, e espera que seus representantes políticos estejam verdadeiramente engajados em atender essas demandas.
 
Diante desse contexto, é importante que  algum vereador, assim como os demais políticos, se comprometam em cumprir de forma genuína, aquilo que é seu papel como fiscal dos atos da prefeitura e “representante” do povo, como se intitulam na hora de vir com mentiras pedir os votos dessa comunidade jogada ao descaso.  Esquecem os tais, de que, a transparência e a honestidade são fundamentais para conquistar a confiança e o respeito dos eleitores, cujos eleitores vão lhes dar o mesmo tratamento recebido ao longo dos quatro anos que legislaram (enganaram) através dos votos conquistados com muita mentira e óleo de peroba na cara.
 
As nossas estradas do setor de chácaras Araguaia, como todos sabem e passam por elas milagrosamente todos os dias, infelizmente, revelam uma realidade triste e preocupante. O descaso com a manutenção e infraestrutura dessas vias tem impactado diretamente a vida dos moradores e frequentadores da região.
 
A falta de pavimentação (terraplanagem)  adequada torna as estradas intransitáveis em períodos de chuva, resultando em lamaçais e verdadeiras crateras que dificultam a locomoção e até mesmo impedem o acesso de veículos, além de representarem grande perigo  com risco de acidentes, especialmente durante a noite.

Os moradores enfrentam diariamente dificuldades para se deslocar, seja para o trabalho, para levar os filhos à escola ou para acessar serviços essenciais.
Diante desse cenário, só mesmo um milagre para que as autoridades competentes, incluindo os vereadores do tipo “prometeu da Silva” tomem providências para melhorar as condições das estradas deste setor, que contribui com os mais altos impostos do município para o cofre da prefeitura.
 
Inegavelmente, a população do setor Araguaia está abandonada pela gestão municipal, que parece não dar a devida atenção às suas necessidades e demandas. O prefeito, eleito para representar e cuidar dos interesses da comunidade tem sido criticado por sua inação e falta de compromisso com o bem-estar dos moradores, mas, voltado para a conclusão de um portal inútil e desnecessário na entrada do Município, portal este, no qual foi investido uma fortuna, inclusive teve a obra embargada por dois meses, já que precisava de autorização do Governo do Distrito Federal por estar sendo construído dentro do perímetro do Distrito Federal ( para quem não sabe, as duas primeiras ruas de novo gama estão dentro dos limites do DF).
 
Atualmente, para o prefeito, o Novo Gama se resume na região da entrada da feira, até o atacadão DIA a DIA. É lá que o prefeito insiste em mostrar serviço. Quanto ao descaso do prefeito pelo setor Araguaia e outros bairros,  conta-se ainda com a inércia dos vereadores também alvo de críticas, já que a maioria faz questão de ser inútil, porém pesado ao bolso do contribuinte. Espera-se que esses representantes do povo atuem de forma proativa em prol da comunidade, pelo menos fingindo que estão “fiscalizando” as ações do executivo e apresentando propostas que beneficiem a população, o que provavelmente será muito difícil. Pois, comenta-se que todos comem na mão do prefeito, numa clara demonstração de que um grupo de vereadores estão mais preocupados com interesses pessoais ou partidários do que com o bem-estar daqueles que os elegeram.
 
Diante desse cenário de abandono e descaso, é fundamental que tanto o prefeito quanto os vereadores assumam suas responsabilidades e atuem de forma efetiva em favor da população do setor Araguaia. Ações concretas e comprometidas são essenciais para melhorar a qualidade de vida dos moradores e garantir um futuro mais digno e próspero para todos.
 
O TROCO QUE SERÁ DADO ESTÁ VINDO A CAVALO.
Com o início da nova campanha eleitoral, é esperado que candidatos compareçam no setor Araguaia em busca de votos, prometendo mudanças e melhorias para a comunidade. Infelizmente, muitos desses políticos agem com "cara de pau", fazendo promessas que sabem que não vão cumprir, apenas para conquistar votos.
 
Durante a campanha, é comum ver candidatos disputando quem consegue mentir mais, prometendo, soluções milagrosas para problemas crônicos e compromissos que sequer vão se importar em realizá-los. Essa que é a verdade. Essa prática desonesta não só descredibiliza a classe política, mas também alimenta a desconfiança e a desilusão dos eleitores.
 
Os moradores do setor Araguaia, assim como de outras regiões, precisam estar atentos e conscientes de que nem sempre as promessas de campanha se traduzem em ações efetivas após as eleições. É fundamental analisar o histórico e a trajetória dos candidatos, principalmente os mentirosos que voltam na tentativa de enganar o povo mais uma vez. Porém, os moradores da área rural já aprenderam que “a mente do mentiroso é um labirinto de enganos, onde até ele se perde na teia das suas próprias falsidades. Cada mentira contada é como uma pedra lançada em um lago, criando ondulações que distorcem a realidade ao seu redor. Com o tempo, essas distorções se acumulam, formando uma névoa que obscurece a verdade até mesmo para o próprio MENTIROSO”.
 
A verdade não é aquilo que aparenta ser. Mas sim, a comprovação da realidade.
A percepção da verdade vai além das aparências e exige uma análise profunda da realidade. Muitas vezes, o que parece ser verdadeiro à primeira vista pode se revelar falso quando examinado mais de perto. Por isso, a verdade não está na simples aparência das coisas, mas sim na comprovação dos fatos.
 
É importante questionar e investigar, buscando evidências e informações concretas que confirmem ou refutem uma determinada afirmação. A verdade não se baseia em suposições ou em conformidade com o senso comum, mas sim na observação cuidadosa dos acontecimentos e na análise imparcial dos dados disponíveis.
 
Por isso, é fundamental cultivar o espírito crítico e a capacidade de discernimento, não aceitando passivamente tudo o que é apresentado como verdade, mas buscando sempre a veracidade dos fatos. A verdadeira compreensão do mundo ao nosso redor só é possível quando estamos dispostos a questionar, investigar e confrontar nossas próprias ideias preconcebidas.

DAS TRÊS ENTRADAS QUE TEMOS PARA ENTRARMOS NAS QUADRAS DO SETOR ARAGUAIA, TODAS COMEÇAM PELA QUADRA 22. OBSERVEM PELAS FOTOS AS CONDIÇÕES QUE NOS ESTÁ SENDO IMPOSTA PELOS POLÍTICOS DO MUNICÍPIO:










































 

 
Depois de várias ameaças devido às denúncias, fica aqui o seguinte lembrete: “Em nada adiantam as ameaças feitas a este jornalista”. Pois, quem não quiser que os fatos sejam divulgados, não deixe que eles aconteçam. O lema do Correio de Santa Maria é este: “Aconteceu... virou notícia”
 
*Vital Furtado é Jornalista RG Prof. 2398 DRT/DF (Filiado a FENAJ)
Radialista (Locutor Entrevistado) RG 82 DRT/AM
Evangélico e morador do Setor Rural de Novo Gama

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »