A prefeitura de Goiânia, que já implantou sistemas de direita livre, agora projeta novos pontos de conversão para melhorar a mobilidade na cidade. A situação já é possível na Avenida Anhanguera com a Raposo Tavares, no Bairro Capuava; na Avenida Perimetral com a Noroeste, no Nova Esperança; e na Avenida Goiás Norte com a Avenida Oeste, no Setor Norte Ferroviário.
“Já implantamos três pontos e temos outros mapeados para implantação da direita livre”, afirmou o prefeito Rogério Cruz (Solidariedade). Sobre a possibilidade de incluir a permissão para motociclistas nos corredores exclusivos de ônibus, o gestor tem ressalvas.
Segundo ele, esta não é a melhor saída para quem transita nesses veículos. Ele cita que especialistas sustentam que essa proposta aumenta a letalidade, em razão dos pontos cegos dos ônibus.
Além disso, a atual gestão já executou cerca de 11 projetos de melhoria na fluidez do trânsito, incluindo a implantação de mais de 40 semáforos, retirada do terceiro tempo, instalação de botoeiras sonoras em 42 bairros e placas de orientação de videomonitoramento, dentre eles, no Conjunto vera Cruz II, Vila Pedroso, Capuava, Alto da Glória, Parque Amazônia, Novo Horizonte e Jardim Pompeia.
A mobilidade também foi reforçada, por exemplo, com a construção do Viaduto Iris Rezende, na Perimetral Norte, e a conclusão do Complexo Jamel Cecílio.