Uma operação prendeu 17 suspeitos de comandar ações de uma facção paulista em Goiás neste final de semana). Investigações do Ministério Público apontam que a rede criminosa operava em cidades do Entorno do Distrito Federal (DF).
Os 17 mandados de prisão preventiva, e de busca e apreensão, foram cumpridos em Goiânia, Águas Lindas, Santo Antônio do Descoberto, Valparaíso, Novo Gama, Luziânia, Formosa, e Aparecida de Goiânia.
A identificação dos suspeitos aconteceu após provas enviadas pelo Ministério Público de São Paulo, que revelaram o crescimento da atuação da facção criminosa paulista em cidades goianas.
Com a criação do Grupo de Ações Especiais Contra o Crime Organizado (Gaeco) do Entorno no ano passado, as informações foram compartilhadas e, em continuidade ao trabalho de monitoramento, prevenção e enfrentamento a esse tipo de criminalidade organizada, nova investigação foi instaurada para combater as atividades da facção em Goiás.
As prisões desta quinta-feira tiveram apoio dos MPs de São Paulo e do DF. As identidades dos presos não foram reveladas.
O MP de Goiás também não deu detalhes sobre quais crimes os suspeitos estariam praticando no Entorno do Distrito Federal.
Sabe-se, porém, que há alguns anos, a facção criminosa paulista teria adquirido alguns postos de combustíveis em Goiás, como forma de lavar o dinheiro oriundo de crimes.