Moradores denunciam ‘lixão’ no meio do setor Jardim das Hortênsias, em Goiânia

O local é um dos oito pontos temporários de descarte de resíduos inaugurados pela Prefeitura de Goiânia

10/04/2025 09h51 - Atualizado há 2 dias
Moradores denunciam ‘lixão’ no meio do setor Jardim das Hortênsias, em Goiânia
Faixa indicando ponto de descarte (Foto: Reprodução)

Moradores do setor Jardim das Hortênsias, em Goiânia, convivem com o acúmulo de lixo em um terreno público próximo a suas residências. A situação se agravou após a prefeitura oficializar o local como um ponto temporário de descarte de resíduos, instalando uma placa que autoriza o uso do espaço. A medida aumentou a insatisfação dos moradores, que enfrentam mau cheiro, proliferação de insetos e urubus.

Carla Pires de Oliveira, 43 anos, moradora da região, relata que o local já era usado irregularmente há anos, mas a situação piorou após a intervenção da prefeitura. “Antes já tinha muito lixo, mas agora piorou. Dizem que vão limpar toda semana, mas é um descaso. Como pode colocar um lixão no meio de um bairro residencial?”.

Segundo ela, a Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) chegou a multar infratores por descarte irregular, mas a prática continuou. “Agora, em vez de resolver, a prefeitura oficializou o lixão”, critica. “Acho uma falta de respeito com os moradores. Pagamos nossos impostos e somos obrigados a conviver com um lixão próximo de casa. Já conversei com alguns vizinhos e todos estão incomodados”.

Pontos de descartes temporários

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Amma, alerta que os pontos temporários são destinados apenas a resíduos inorgânicos, como entulhos, móveis e materiais recicláveis, com limite de 2 m³ por pessoa. O descarte de orgânicos, pneus e outros materiais proibidos pode resultar em multas a partir de R$ 5 mil.

“A fiscalização está atenta, e o cidadão flagrado descartando materiais proibidos será autuado por infração ambiental”, afirma a presidente da Amma, Zilma Peixoto.

Questionada sobre os critérios de escolha dos pontos temporários e se haverá remoção desses locais em algum momento, a Amma esclareceu que os locais foram definidos após um levantamento prévio que identificou as áreas com maior incidência de descarte irregular de resíduos na cidade. Os pontos foram então validados pela Secretaria de Planejamento (Seplan) antes da implementação.

Sobre a permanência desses locais, a pasta informou que os pontos provisórios fazem parte da rota regular de coleta e devem ser desativados apenas com a instalação de novos Ecopontos na capital. No entanto, alguns deles podem se tornar Ecopontos definitivos caso haja demanda da população.

Confira os pontos temporários de descarte em Goiânia:

•             Rua Perimetral 2 com Av. Liberdade, Vale do Araguaia

•             Av. Maurício Gomes com Av. Berlim, Jardim Europa

•             Via das Chácaras com Rua Anicuns 3, Residencial Anicuns

•             JH-14, Jardim das Hortênsias

•             Rua SV-18 com Rua Jaraguá, Solar Ville

•             Av. Antônio Fidelis, próximo à Alameda Imbé, Parque Amazônia

•             Av. Veneza com VN22, Brisas do Cerrado

•             Av. do Capim com Rua RB17, Recanto do Bosque


  • Ir para GoogleNews
Notícias Relacionadas »