A Polícia Federal, em parceria com a Coordenação de Inteligência Previdenciária do Ministério da Previdência, deflagrou nesta quarta mais uma operação para combater fraudes milionárias no INSS.
O novo esquema descoberto envolve fraudes voltado à concessão indevida de aposentadorias com uso de vínculos empregatícios simulados e documentos falsificados.
A operação cumpre 17 mandados de busca e apreensão no Distrito Federal, além de bloquear bens e determinar a revisão de benefícios suspeitos pelo INSS.
As fraudes ocorreram entre 2014 e 2023, por meio de empresas ligadas a contadores investigados. Dois advogados também são suspeitos de usar documentos falsos em ações judiciais para viabilizar os benefícios.
Foram identificados 232 benefícios irregulares, com prejuízo estimado em 56,6 milhões de reais e risco de danos futuros superiores a 200 milhões de reais.
A operação reafirma o compromisso das instituições envolvidas com a integridade do sistema previdenciário e o combate ao desvio de recursos públicos.