13/03/2019 às 07h58min - Atualizada em 13/03/2019 às 07h58min

Chuva forte derruba letreiro do McDonald's e causa estragos em Valparaíso

Além das quedas, a chuva causou alagamento na via paralela à BR 040, próxima ao Shopping Sul

Correioweb
Um forte temporal derrubou a estrutura de ferro que leva a logomarca do Mc'Donalds na unidade do Valparaíso (GO), às margens da BR 040. O acidente aconteceu nesta terça-feira (12/3). Ninguém se feriu, mas o susto foi grande.
 
Moradores do município goiano se dizem assustados com a intensidade da chuva. "Minha casa está alagada! Tive que desobstruir um cano que estava cheio de lama para a água passar", conta o estudante Said Abner, 15 anos. O empresário Jonas Pereira, 56, conta que o temporal foi intenso. "Junto à chuva, ventou bastante. Perto da loja onde trabalho caíram três árvores", destaca. 
 
 
 
A chuva causou alagamento na via paralela à BR-040, próxima ao Shopping Sul. O condutor Raphael Ribeiro, 23, teve que redobrar a atenção ao transitar no momento do aguaceiro. "O nível da água encobriu os pneus do meu carro. Tive medo de atolar na lama. Vários carros pararam no acostamento", conta. 
 
O cobrador Uziel Rubem Silva, 20, estava em serviço no momento do temporal. "Eu senti o micro-ônibus mexer de um lado para o outro por causa do vento", relatou. Devido à situação, o trânsito na cidade ficou bastante congestionado. 
 
Até a última atualização desta reportagem, a circulação de pedestres estava proibida nas proximidades do letreiro do Mc Donalds. Após a queda, o acesso de automóveis ao estacionamento e ao Drive-Thru da lanchonete também foi impedido. O atendimento na parte interna do restaurante, porém, funciona normalmente. 
 
Em nota, a assessoria do McDonald’s informou que não houve feridos e que aguarda a melhoria das condições climáticas para normalizar o acesso de carros no local e iniciar as obras de reparo dos danos.  
 
De acordo com o Inmet, a chuva está dentro da previsão de tempo, com possibilidade de extensão ao longo da madrugada até a manhã do dia seguinte. A previsão para amanhã é de mais chuva. 
 
As chuvastambém causaram enxurradas em algumas vias que cortam o Distrito Federal e o Entorno. Imagens que circulam nas redes sociais mostram muita água e lama em Santa Maria, na DF-290, e em Valparaíso (GO), na BR-040. Nos vídeos, é possível ver carros sendo arrastados e moradores se equilibrando em calçadas para evitar a forte correnteza.
 
Até 18h40 ainda chovia e o trânsito ficou impactado em diversos pontos. No balão de acesso a Santa Maria, na DF-290, os motoristas precisaram ter paciência. Um deles foi o auxiliar de serviços gerais Ary Cardoso, de 57 anos. Ele levou três horas para ir do Plano Piloto até o Novo Gama, onde mora, percurso de mais ou menos 41 km. “Gastei mais de uma hora para rodar três quilômetros. Nunca tinha visto tanto carro”, relata.
 
Ele mora na região há mais de 40 anos e normalmente leva 40 minutos para chegar em casa. “É a primeira vez que vejo algo assim. Tinha um bocado de carro quebrado na pista e na ponte não passava ninguém, estava tudo alagado”, afirma Ary. A ponte a que ele se refere fica sobre o Ribeirão Maria, que teria transbordado com o volume de água a mais.
 
Em Valparaíso, casas tiveram portas derrubadas, e banners de lojas também foram ao chão. O bairro Céu Azul está sem energia desde às 18h30. A servidora pública Camila Borges mora e trabalha na região e conta que por lá, os transtornos com a chuva são comuns. “No setor de chácaras é pior ainda. Quando chove, derruba e inunda tudo”.

 
Apesar de morar perto do trabalho, a volta para casa foi difícil. “Para quem foi de ônibus, não estava fácil. Eu fui de carro, mas como tinha a enxurrada, não dava para ver os buracos e acabei batendo em algumas pedras”, reclama. 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »