27/07/2019 às 22h13min - Atualizada em 27/07/2019 às 22h13min

​Empresário Paulo Jordão faz um Raio-X do novo Gama atual e do Novo Gama que ele deseja para a população, filhos e netos

*Paulo Jordão


 
O Novo Gama da atualidade
Eu vejo o município de Novo Gama com bons olhos, mas, com muita carência em todas as áreas, tais como: asfalto, saúde, transportes... Temos visto aí que o governo local capitaneado do pela prefeita Sônia vem fazendo o  recapeamento de algumas ruas (porém, nem todas as ruas), mas isso é bom para o morador que ao ver a sua rua asfaltada o ânimo é outro, ele quer melhor e até investir. Mas, ao contrário do que a prefeitura diz, que o asfalto está sendo feito em todo o município, vemos que ela está faltando com a verdade, até porque existem muitas áreas que não estão sendo e nem serão assistidas.
Vemos que o recapeamento está sendo feito em partes como detectamos em alguns pedaços da principal. Foi eito o setor do buracão com asfalto de qualidade, por sinal, com verba Federal, sem nenhuma contrapartida do Estado e do município.
Ao certo, são mais de 20 anos que o atual poder está no comando com Sônia, Doka e Everaldo e só temos visto precariedade. Mas, o que a prefeita Sônia está fazendo AGORA é bom, mas, precisa fazer muito mais. Pois, a comunidade está com esperança em ver suas ruas asfaltadas, principalmente no setor Minas Gerais em que as ruas são praticamente intransitáveis devido à quantidade e profundidade dos buracos esquecidos ao longo dos tempos.   Afinal, fazem mais de 20 anos que esse setor foi asfaltado e esse tapa buraco não resolve porque a enxurrada arranca e, com esse tapa buraco os remendos ficam mais parecidos com quebra-molas. Como estou falando dos setores Minas gerais, Estância Esperança e Vale do Pedregal, a prefeitura tem que ver essa questão com bons olhos. Não sou da turma do QUANTO PIOR MELHOR. Eu quero é que ela faça esse asfalto como um todo até porque é obrigação da Sônia como prefeita, e o povo precisa de governante que cumpra com a sua obrigação.
Geração de emprego
Outro aspecto que me chamou a atenção foi àquela obra na entrada da cidade, me parece que será um Atacadão. Tenho ouvido muitas pessoas dizerem que a prefeita negociou as vagas para seus apadrinhados. Porém, eu vejo de outra forma: O importante é que quem for empregado ali seja morador do município, em especial pai de família que sabe da dificuldade que passa no dia a dia. É interessante que contratem quem precise e, se é para o bem do município que seja para os filhos de Novo Gama, independente de cor, raça, crença e opção partidária, etc.
Falta de incentivo para os empresários
Como todos sabem sou empresário do ramo agropecuário aqui em Novo Gama e tenho visto que o governo local não tem investido em nada a favor do comerciante. Dizem que existe uma Secretaria Municipal de Indústria em Comércio, mas, é uma secretaria que pouco investe em comércio sem abranger toda a categoria, deixa a desejar na questão de fiscalização, na emissão de Alvarás com preço igual para cada categoria, como foi o caso da feira em que aumentaram o valor do documento da maneira que bem entenderam e isso causou sério prejuízo aos feirantes. Como já disse, a tal secretaria atende apenas alguns empresários da principal.
Pólo Industrial
Ainda sobre o empresariado, também vejo de forma positiva a criação de um pólo industrial naquela área frente ao Residencial Alvorada. Pois, além de ser um anseio do povo é uma promessa de governos passados, inclusive da própria Sônia chaves. Isso  vai gerar mais empregos pela quantidade de empresas que serão implantadas no município.
Legislativo local
Nas últimas semanas assisti ao embate professores, pais de alunos X Sônia Chaves, ao ponto que os pais e professores pressionaram os vereadores para a elaboração de um Decreto que derrubasse a portaria da Secretaria Municipal de Educação que acabou com a Jornada Ampliada.  Após a pressão, o Decreto foi preparado, votado e aprovado. Mas, além de ignorar a Lei, Sônia esperou a casa entrar em recesso recorreu ao Judiciário e derrubou o Decreto voltando a valer sua portaria que acaba com a Jornada ampliada. Sabemos que essa busca dos professores foi uma conquista. Tem que ter a jornada ampliada, até porque existe em todos os municípios e, conquista não pode ser tirada. Além de ser um retrocesso é uma medida muito prejudicial ao aluno. Infelizmente, passamos por um momento em que o Poder Legislativo está OMISSO até demais, as coisas acontecem e fica a impressão que Sônia Chaves comanda o município de forma geral, ou seja, comanda ao mesmo tempo o Executivo e Legislativo. Os Vereadores são representantes do povo e, nesse momento eles têm o dever de se posicionar em favor dos professores e alunos. Se os municípios vizinhos tem a jornada ampliada porque só em Novo Gama de vê ser extinta?
Essa atual legislatura, infelizmente, tem mostrado uma inexperiência muito grande junto ao povo. O povo está sem representatividade no Legislativo local. Sabemos que o vereador e nada mais que um Líder Comunitário, interlocutor do povo junto aos poderes, porém, o que vemos dos vereadores é omissão total.  Portanto, se faz necessário a renovação completa do quadro de vereadores de Novo Gama
O Novo Gama que eu sonho para meus filhos e netos.
O nosso município é bem próximo ao Distrito Federal e ao mesmo tempo parece que se torna o mais distante da Capital da República devido à dificuldade de chegar benfeitoria para a nossa população. Com tanta calamidade, descaso e abandono que já vi e continuo vendo no município, eu sonho com um Novo Gama em que possamos viver com uma boa saúde, educação de primeira qualidade, escolas bem estruturadas com professores bem pagos e uma estrutura urbana com asfalto de boa qualidade. O Novo Gama tem condições para que isso aconteça. Basta que deixemos de lado a velha política e a idéia que pregam que se “FULANO NÃO FIZER NINGUÉM FAZ”. Em nosso meio existem pessoas boas, com novas idéias de gestão, política inovadoras com condições de fazer um Novo Gama melhor, tal como eu sonho para meus filhos, netos e população.
Essa velha política me impulsiona a disputar algum cargo público no município.
Não descarto essa hipótese, até porque vejo o que Deus fez em minha vida em todos os sentidos, em especial na parte administrativa. Hoje, tenho 3 empresas no município porque Deus me capacitou para isso.  Com esses entraves e o descaso que vejo, me sinto muito motivado porque a política tem que ser levado a sério. Infelizmente, as pessoas não levavam a política a sério, mas, depois da campanha em que Jair Bolsonaro foi eleito presidente da república, eu percebo que temos eleitores muito conscientes da importância do voto.
É isso que me impulsiona; a vontade de fazer mais, fazer melhor, a vontade de administrar o meu município. Esse é um dos meus sonhos: pleitear um cargo público seja no Legislativo ou Executivo. Mas, tudo é no tempo e na vontade de Deus. Porém, quando você faz as coisas com boa vontade, com amor e coragem as coisas acontecem. Temos o exemplo do prefeito de Colatina (Espírito Santo), Sergio Meneguelli, o carinho que ele tem pela cidade que mora e a vontade de fazer melhor. Inspirado nela eu tenho um projeto na minha rua que é comprar uma manilha e doar para cada um morador da nossa rua para que possam fazer um sumidouro e com isso evitar que a água corra na rua a céu aberto. Quer dizer, antes que eu me torne alguma coisa na política, eu já penso no bem estar do meu próximo e do local em que moro.
Mensagem à comunidade local e aos nordestinos que moram em Novo Gama
Tão logo me casei, cerca de 24 anos, vim morar aqui com minha esposa e Deus em levantou nesse lugar e  fez com que Novo Gama fosse o lugar que amo e escolhido para morar.
Muitos que aqui estão são nordestinos. Sabem que de certa forma que o nosso conterrâneo é um povo sofrido que veio para cá em busca de emprego. Novo Gama, apesar de ser uma cidade dormitória, foi aqui que escolhemos para criar nossos filhos e formar as nossas famílias. Tive a graça de Deus para aqui montar o meu comércio depois de muito lutar para ganhar a vida como lavador de ônibus, panfletista, entregador de pão, mas, foi aqui que Deus me colocou. Então, você que veio também em busca de dias melhores e escolheu o Novo Gama para morar, tem a mesma idéia de crescer. Por isso, temos condições de fazer um município e uma cidade muito melhor.
                Para isso, basta inovar, sair da mesmice, da velha política e acreditar em idéias inovadoras, pessoas novas que estão chegando com muita disposição para criar uma nova história do município de Novo Gama.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »